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Mt 9.9; Mc 2.13; Lc 5.27
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Significado de Levi
Levi no
hebraico significa "devoto, unido". De acordo com as Escrituras Sagradas é o nome
de um dos 12 filhos de Jacó, e uma das 12 tribos de Israel.
Nos evangelhos
segundo Marcos (2.13) e Lucas (5.27), Levi também é o nome pelo qual o Apóstolo
Mateus era conhecido antes de seu encontro com Jesus, assim como o nome de um
dos ancestrais da linhagem de Jesus também.
Levi era o
nome de família de Mateus (seu nome de infância, Lc 3.12; Mc 2.14), o qual foi
apóstolo rico do colegiado de Jesus (Mt 10.3; At 1.13).
Uma pergunta intrigante
Porque Mateus,
sendo judeu se tornou um publicano, ou seja, um cobrador de impostos? Sendo que,
este, era um ofício visto de forma pejorativa pelo povo judeu!
Naquela época
na Palestina, o sistema de cobrança de impostos era feito pelo sistema de
arrendamento. Nesta época o Império Romano arrendava (alugava) as terras por um
ano, ou mais (dependendo da pessoa que pagasse antecipadamente o valor mais
alto pelo terreno). Assim, os
arrendatários eram pessoas ricas que alugavam a terra do governo romano e assim
tentavam tirar o seu lucro cobrando pesados impostos sobre o povo.
Porém, ao
contrário dos arrendatários, os cobradores de impostos (tal como Mateus) eram
pessoas comuns contratadas apenas para fazer o seu respectivo trabalho: cobrar
impostos. Geralmente eram pessoas simples que, muitas vezes, por não
conseguirem nenhum outro trabalho, tornavam-se cobradoras de impostos.
Certamente Mateus fez fortuna, enriqueceu nesse ofício.
Quem era Mateus?
Seu nome no
hebraico padrão e vocalização de Tibérias é: Mattay ou Mattiyahu; no
grego: Matthaios; que significa
"dom de Deus” ou “dádiva do Senhor".
Mateus era o
filho de Alfeu. Alfeu é citado somente no Evangelho de Marcos como "pai de Levi”, já em outras passagens do
NT Alfeu é relatado como "pai de
Tiago" (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.15 e At 1.13), o que provavelmente
conclui-se que o mesmo deveria ser irmão de Mateus.
Mateus era publicano
e exercia a profissão de cobrador de impostos na coletoria em Cafarnaum. A
coletoria era, quase sempre, uma espécie de bilheteria onde eram cobrados
pedágios para aqueles que transitassem pela estrada internacional que ligava
Damasco ao litoral do Mediterrâneo e ao Egito, passando por Cafarnaum. Como
publicano, Mateus foi chefe dos fiscais da coletoria, que cobravam impostos,
para o governo romano, a serviço do tetrarca Herodes (Mt 9.9). Foi em Cafarnaum (cidade que Jesus habitou
por algum tempo, depois de ter saído de Nazaré) que provavelmente Mateus tenha
ouvido as ministrações do Senhor, como também visto e presenciado, os milagres
que Jesus realizara.
O povo judeu
considerava os publicanos homens de má fama, e Mateus, sendo judeu, e exercendo
tal trabalho, era tratado pelos seus compatriotas judeus (e pelas seitas
judaicas) com descrédito, pois, o consideravam injusto.

O motivo pelo
qual o trabalho de Mateus era depreciado se dava pela corrupção, pois a maioria
dos cobradores de impostos cobrava além do que a lei romana pedia. Por esse motivo um publicano era odiado pelo
povo Judeu, pois em geral eram desonestos e maldosos. Estes extorquiam e
roubavam seus próprios irmãos judeus.
O povo judeu
se referia aos cobradores de impostos como “publicanos”
e “pecadores”, isso porque os consideravam
como “amaldiçoados” (Jo 7.49).
Para os
fariseus os publicanos eram iguais aos “pecadores”,
(termo usado literalmente para identificar pessoas que tratavam com desleixo os
diversos preceitos cerimoniais exigidos pelos fariseus e escribas). Os
publicanos se davam bem com os ditos pecadores (gentios – pessoas não
convertidas ao judaísmo) e conviviam bem entre si. Em vista de viverem na
companhia dos gentios eram também excluídos das sinagogas.
Segundo o
relato do evangelho de Marcos (2.13), Jesus, depois de atravessar o lago de
Tiberíades, ao passar por Mateus, que estava sentado, a trabalhar na recolha
dos impostos, disse-lhe: "Segue-me".
Mateus levantou-se, abandonou tudo e seguiu-O, tornando-se num dos seus doze
discípulos (Mateus 9:9).
Aos olhos dos
judeus, Mateus era publicano e pecador, digno de desprezo, alguém indigno, mas,
aos olhos de Jesus, Mateus era um discípulo em potencial. Quando o Senhor olhou
para Mateus, enxergou muito além do preconceito e do ódio rancoroso que o povo sentia
por ele, devido seu trabalho como cobrador de impostos. Mateus não só tornou-se um discípulo como
também o futuro autor do evangelho que leva seu nome!
No evangelho segundo
Lucas (5.28), Mateus ao ouvir a convocação de Jesus, teve três atitudes
distintas:
1º - Levantou-se da coletoria;
Mateus tinha certo
status social (entre os pecadores), pois, trabalhava na coletoria, e era chefe
dos fiscais cobradores de impostos. Serviço prestado para o governo romano, sob
a autoridade do tetrarca Herodes (Mt 9.9).
Tinha muitos amigos (pecadores), o qual demonstrou ter grande estima
pelos mesmos, os quais atenderam ao seu convite para uma grande ceia, cujo
intuito era levá-los a um encontro pessoal com o Jesus.
Status social é o "posto", a honra ou o prestígio
anexados a posição de alguém na sociedade. Certos comportamentos e escolhas carregam estigmas
que podem afetar negativamente o status do indivíduo, como no caso de Mateus,
que ao se tornar publicano (cobrador de impostos) era mal visto e rejeitado pela
sociedade judaica, mas bem aceito entre pecadores.
O status social é adquirido através do esforço pessoal através de suas
habilidades, conhecimentos e capacidade pessoal, um indivíduo pode ter seu
status alterado negativamente ao competir
com outras pessoas ou grupos e triunfar sobre eles ou mesmo quando decide mudar
seu estilo de vida. Mateus mudou todo
seu estilo de vida radicalmente, ao levantar-se para sair da coletoria,
renunciando assim todos os ganhos e tudo o que praticava de mal contra seu
próprio povo (Mc 8.34-36; Lc 12.8,9,34);
2º - Abandonou tudo;
Abandonar
significa renunciar, desistir de, abandonar algo (no caso de Mateus um cargo), deixar, afastar-se de, ou mesmo
afastamento voluntário.
Ao receber o convite do Senhor Jesus (segue-Me), Mateus abandonou tudo
de livre e espontânea vontade. Desistiu
de seu trabalho, seu alto cargo, seu status social, e principalmente de
prosseguir em seus maus intentos, para viver uma nova vida com Jesus!
Mateus renunciou a tudo isso para seguir Jesus. Mateus reconheceu sua
vida pecadora, seus erros, e resolveu tomar uma decisão sem volta, abandonando
a tudo para seguir um novo caminho.
O que mais chama atenção na história de Mateus é sua determinação em
seguir adiante independente das circunstancias da vida. Outros discípulos do
Senhor Jesus que receberam o mesmo convite, em certas circunstancia da vida, voltaram
a trabalhar em seu ramo (Jo 21.1-14), mas, Mateus, no entanto, tomou uma
decisão só de ida. Sabia que o preço de
seguir Jesus implicaria em mudança total de vida, sem direito à volta, ainda
que momentânea em certas ocasiões da vida (Lc 14.26,27);
3º - Seguiu Jesus;
O mais
interessante das três atitudes distintas de Mateus, não foi somente atender o
chamado do Senhor (a convocação de Jesus), deixando tudo para trás, e começando
assim uma nova vida com Cristo (Lc 5.28), mas na demonstração de grande alegria
de alma, ao oferecer uma grande ceia em sua casa, um banquete “evangelistico”, convidando seus muitos
amigos pecadores, para conhecerem o Messias, o Cristo. Mateus entendeu que lhe fora
confiado à gloriosa e honrada missão de proclamar o Evangelho do Senhor Jesus e
libertar a todos das ilusões e das amarras do pecado, oferecendo asism uma nova
vida a quem decidisse segui-Lo (Lc 5.29; Mt 9.10; Mc 2.15).
No Oriente e
naquela época, convidar alguém para cear em casa era uma grande demonstração de
amizade e intimidade e por isso recebia o nome de: “comunhão de mesa”.
Isso foi
suficiente para provocar a ira de um grupo de fariseus o qual questionaram os
discípulos do Senhor: “Porque como o
vosso mestre com os cobradores de impostos e pecadores?”
Segundo o
farisaísmo, a graça de Deus era oferecida somente para aqueles que cumprissem a
Lei, o que levou Jesus a se pronunciar em defesa de seu discípulo, citando uma
referência: “Misericórdia quero e não
sacrifícios”. (Mt 9.13; 12.7; Os
6.6), concluindo que os sãos não necessitam de médicos, mas sim, os doentes. Pois
não veio para resgatar os justos e sim pecadores.
Os fariseus (fariseu
no hebraico “hassïdïns”, que
significa “leias a Deus”) eram uma
das principais seitas judaicas da época do Senhor Jesus. Embora alguns
realmente fossem homens de Deus, a maioria dos que conflitavam com Jesus eram
hipócritas, invejosos, formalistas e envenenados por sórdidos interesses
político. Alguns eram sacerdotes e doutores da Lei, temidos por seu rigor e
poder político. Surgiram no reinado de João Hircano, entre 135 e 105 a .C. Trata-se de um grupo
religioso, sucessores dos “hassïdïns”,
judeus piedosos que juntaram suas forças aos Macabeus durante a guerra pela
liberdade de Israel da Síria (166
a 142 a .C.).
Contudo tanto esta crítica como também o
preconceito social, não foram suficientes para que a humildade de Mateus deixasse
de ser reconhecida no evangelho que tem o seu nome. Ao enumerar os apóstolos,
ele se cognomina “Mateus, o publicano”
(Mt 10.3).
Conta Eusébio (Hist. Eccl. iii, 24) que Mateus,
depois de pregar aos seus próprios conterrâneos, foi para outras nações. E
Sócrates (Hist. Eccl i, 19) diz que foi a Etiópia o centro dos seus trabalhos.
A maior parte dos primitivos escritores afirmam que ele teve a morte de um
mártir, ou seja, como uma verdadeira testemunha do Senhor Jesus!
Bibliografia:
Quem é quem na Bíblia Sagrada; Alfeu, Pág. 31; Levi 4., Pág 409; Mateus,
pág. 442 a
446.
Wikipédia,
Mateus (evangelista);
Dicionário
Vine; hebraico e grego;
muito boa explicação
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirM bom
ResponderExcluirmuito boa a explicação. Me ajudou muito.
ResponderExcluirSensacional ,amei....
ResponderExcluirMuito edificante essas explicações sobre Mateus. Que Deus continue abençoando vcs.
ResponderExcluirPorque Mateus era chamado também de Levi?
ResponderExcluirbem esclarecido
ResponderExcluirACHEI RICAMENTE O CONTEÚDO POIS RETRATA UMA FORTE LIGAÇÃO AO CRISTIANISMO NO SENTINDO DE VERMOS QUE NOSSO JESUS FOI MISERICORDIOSO NAS SUAS AÇÕES, DESTACANDO AQUELAS QUE MUITAS DAS VEZES AS PESSOAS ESTAVAS COM SUA VIDA COMPROMETIDA COM PECADO. E BOM DISSO É ACOMPANHAMOS A CONVERSÃO DESSAS PERSONAGENS NO PROCESSO DE LIBERTAÇÃO DO PECADO E DO RECEBIMENTO DA FORÇA ESPIRITUAL DE JESUS, AO CONCERTO COM A VIDA CRISTÃ. QUE RECEBEMOS ESSA MENSAGEM EM JESUS CRISTO AMÉM.
ResponderExcluirMuito boa exposição da conversão de Matheus, me trouxe importantes informações.
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer se é verdade que Mateus se chamava Levi mas depois de se tornar publicando mudou o nome para Mateus por causa do preconceito dos judeus
ResponderExcluirOu ele sempre teve esses dois nomes mesmo antes de se torna publicando?
Explicação perfeita!!!
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